Conheça a Feira de Soluções para a Saúde

 

O projeto

 

A terceira edição feira será realizada em Fortaleza (CE) entre os dias 16 e 19 de outubro, com o tema saúde digital para territórios saudáveis e sustentáveis, com o intuito de oferecer espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente).

As Feiras de Soluções para a Saúde possuem um formato inovador de apresentar soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde. Nela, pesquisadores, movimentos sociais e instituições públicas e privadas se juntam para mostrar suas iniciativas nos mais diversos formatos.

As Feiras surgiram do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, conduzido pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs), da Fiocruz e pela Fiocruz Brasília. O projeto envolveu importantes atores técnico-políticos de todo o Brasil e do exterior, dos setores público e privado para apresentarem soluções para a epidemia de zika no país.

A primeira delas foi realizada em Salvador (BA), em agosto de 2017, e abordou o tema Zika e síndromes congênitas. Seus resultados foram bastante significativos: 1.422 pessoas que se inscreveram para participar de nossas ações. Promovemos um conjunto de 58 atividades, distribuídas em 17 Rodas de Conversa, 12 Simpósios, 16 Oficinas, 11 Diálogos de Experiências e 2 Seminários. A extensa cobertura midiática sobre o evento, atraindo todos os meios de comunicação (dentre TV, rádios, jornais e veículos de internet), que por sua vez geraram dezenas de reportagens diárias sobre a Feira, assegurando a relevância de nossa iniciativa a um país em busca de respostas para suas questões de saúde.

Já a Segunda Edição, realizada em Bento Gonçalves (RS), cerca de 1,5 mil pessoas participaram da Semana, que reuniu atividades distintas com temas relacionados a Saúde Única (One Health), conceito que une a saúde humana, animal e ambiental como estratégia bem-sucedida de esforços em saúde pública e garantia de bem-estar das populações.

Rodas de conversa, mesas redondas, mostra de experiências, oficinas e vídeos abordaram temas como saúde mental, territórios saudáveis e sustentáveis, saúde digital, feminicídio, tuberculose, leptospirose, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, plantas medicinais, inovação em saúde, humanização do cuidado, agrotóxico e segurança alimentar. Trabalhos e soluções com resultados e inovações que buscam a melhoria do atendimento e qualidade de vida da população também foram apresentados em tendas de expositores de diversos municípios do estado durante os quatro dias de evento.

A Fiocruz fortalece a Feira de Soluções para a Saúde para torna-la um evento anual e de caráter nacional, onde as soluções para as principais questões relacionadas à saúde humana, animal e ambiental, poderão ser debatidas e divulgadas.

 

O Público

 

Profissionais e gestores da saúde, pesquisadores e trabalhadores dos setores saúde, educação, assistência social e meio ambiente, movimentos sociais organizados e estudantes. Além deles, também os órgãos de fomento à pesquisa, instituições de pesquisas, empresários, empreendedores, representantes de associações e do setor produtivo de medicamentos, equipamentos e diagnóstico.

 

Objetivo

 

O objetivo é criar espaços de diálogos regionais e ativar redes de cooperação para a apresentação e difusão de inovações tecnológicas, sociais e de serviços de saúde. A Feira permite a troca de experiências e conhecimentos e a formação de parcerias e redes cooperativas entre públicos dos três eixos de atuação:

  • Soluções de serviços: Saberes e práticas desenvolvidas nos serviços de saúde, meio ambiente, educação e assistência social.
  • Soluções sociais: Ações desenvolvidas por movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil.
  • Soluções industriais: Produtos de forte conteúdo científico desenvolvidos em ICTs ou laboratórios industriais destinados à produção nos setores industriais de base química, biotecnológica, mecânica, eletrônica ou de materiais.

 

Categorias

 

As inscrições para a feira serão realizadas dentro das categorias a seguir:

  • Atenção: soluções ou práticas relacionadas à área de assistência e cuidado individual ou coletivo para melhoria do atendimento das necessidades de saúde e oferecer maior qualidade de vida ao paciente.
  • Comunicação e Educação: soluções ou práticas que visem as estratégias de interação, divulgação, mobilização, conscientização e fortalecimento da cidadania, além de formação, capacitação e qualificação.
  • Controle social e Participação popular: práticas de legitimação dos interesses da população no exercício do controle social.
  • Diagnóstico: soluções ou produtos relativos a kits laboratoriais, reagentes, imagens, dentre outros para determinar e conhecer a natureza das doenças pela observação dos seus sintomas e sinais.
  • Gestão: soluções ou práticas que auxiliem as ações e serviços de gestão em saúde, governança e regulação.
  • Prevenção: soluções, práticas ou produtos relacionados a medidas gerais individuais, coletivas e educativas que objetivam melhorar o bem-estar geral dos indivíduos para que resistam às agressões de agentes bem como o controle de agentes etiológicos.
  • Promoção da saúde: soluções ou práticas relacionadas à capacitação das pessoas e comunidades de modificarem os determinantes da saúde em benefício da qualidade de vida da população.
  • Vigilância em saúde: soluções que visam o monitoramento, sistemas de notificação e informação úteis nas práticas de vigilância em saúde, seja ativa ou passiva.
  • Tratamento: soluções, práticas ou produtos para aliviar ou curar uma doença, podendo ser médico ou farmacológico (fármacos ou medicamentos), cirúrgico ou de caráter curativo e mesmo soluções utilizadas em tratamentos alternativos e os frutos do conhecimento popular.

 

O site

 

Todas as soluções serão inscritas neste site e ficarão disponíveis para consulta dos demais usuários, promovendo a interação entre os públicos e estimulando redes de cooperação e parceiras.

O site foi criado para apoiar a formação de um banco de dados virtual que reunirá as experiências, iniciativas e propostas dos públicos envolvidos para o combate à Zika. As soluções aqui registradas poderão ser apresentadas em um ou mais eventos que compõem o ciclo de feiras “Soluções para a Saúde”, se este for o desejo do responsável pela solução.

Ainda, neste espaço virtual, os participantes terão a possibilidade de se inscrever para as feiras e acompanhar notícias, informações e a programação de cada evento, sendo possível contatar os autores de cada solução. Clique aqui e confira.

Se você tiver dúvidas sobre o projeto e o funcionamento do site, fale conosco: feirasolucoessaude@fiocruz.br