Semana Uma Só Saúde

Usuários do Sistema Único de Saúde, gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes estiveram reunidos em Bento Gonçalves, região serrana do Rio Grande do Sul, para a Semana Uma Só Saúde. O evento foi realizado de 22 a 25 de abril, e congregou a segunda edição da Feira de Soluções para Saúde, com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, e o 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) do Rio Grande do Sul.

“A Feira mostra para o Brasil que a ciência e a gestão podem juntas fazer uma transformação”, afirma Wagner Martins, coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília e um dos coordenadores da Feira de Soluções para Saúde. Em entrevista, ele ressaltou que o trabalho continua depois do evento para a transformação de territórios saudáveis e sustentáveis. Confira a entrevista completa:

 

 

 

 

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram da Semana, que reuniu atividades distintas com temas relacionados a Saúde Única (One Health), conceito que une a saúde humana, animal e ambiental como estratégia bem-sucedida de esforços em saúde pública e garantia de bem-estar das populações.

 

Rodas de conversa, mesas redondas, mostra de experiências, oficinas e vídeos abordaram temas como saúde mental, territórios saudáveis e sustentáveis, saúde digital, feminicídio, tuberculose, leptospirose, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, plantas medicinais, inovação em saúde, humanização do cuidado, agrotóxico e segurança alimentar. Trabalhos e soluções com resultados e inovações que buscam a melhoria do atendimento e qualidade de vida da população também foram apresentados em tendas de expositores de diversos municípios do estado durante os quatro dias de evento.

 

Além da presença marcante do mate, a arte também teve destaque no evento. Os sons do acordeon, viola, violão e gaita ecoaram pelo espaço com músicas e apresentações de danças gaúchas. O evento contou também com apresentações do teatro-fórum sobre tuberculose nas prisões e o cortejo do grupo de teatro Nau da Liberdade pelas ruas de Bento Gonçalves e corredores da Semana Uma Só Saúde. O grupo é formado por usuários, estudantes e trabalhadores que, por meio da música, falam sobre cuidado, estigma e liberdade em saúde mental. A abertura foi marcada pela presença da Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre, composta por 30 jovens, sob a regência da maestrina Cecília Rheingantz Silveira.

 

 

Fotos e vídeos da Feira de Soluções para Saúde disponíveis

 

 

Durante a Semana Uma Só Saúde, foram gravados depoimentos em vídeos sobre o conceito de One Health e os temas debatidos durante os quatro dias. Acesse o canal da Fiocruz Brasília no YouTube e confira, na playlist da Feira de Soluções para Saúde, os registros audiovisuais que foram feitos. Inscreva-se no canal para receber a notificação e saber das novidades.